Poluição visual

Muitas vezes estamos a olhar para ela, e não a vemos. Quer porque já nos habituamos, outras vezes porque nem sequer pensamos como seria a paisagem se aquilo não estivesse ali.

A poluição visual pode não ser tão preocupante como outros tipos de poluição, mas existe. Está á nossa volta e não damos por ela. Umas das formas em que se manifesta é através dos painéis publicitários que rodeiam as nossas estradas, e por vezes ocupam os nossos passeios.

Vote aqui, vote ali, compre aqui ou ali, esta ou aquela promoção. Uns em bom estado, outros abandonados. Alguns são tão inúteis, como por exemplo os painéis de informação dos preços dos combustíveis nas auto-estradas, que só podem ter sido criados porque foi um bom negocio para alguém. A única confirmação que dão é que as gasolineiras praticam os mesmos preços.

Alguns painéis publicitários são luminosos e colocados de forma estratégica que entram pelos nossos olhos a dentro, mesmo sem permissão, e como estão junto das estradas ficasse a pensar: È para ficar encadeado e despistar-me?

Conheço pelo menos 2 casos:

  • Na descida da A5 para o viaduto Duarte Pacheco
  • Na rotunda do Ramalhão, a caminho de Sintra, na entrada do posto da BP

Quem circular ali, especialmente de noite, parece que a noite fica de dia. Tal é a luminosidade, que pode interferir na condução.

Circulamos nas estradas e lá estão eles a bombardear-nos com as óptimas ofertas ou promessas. Mas como seria a paisagem não estivessem lá?

  • Entrada em Lisboa, pelas amoreiras

 

Muitos destes painéis publicitários são iluminados,  e essa iluminação está ligada a noite toda, mesmo que ninguém passe por eles. Será que é mesmo necessário estarem sempre iluminados durante a noite? Qual seria a poupança na conta eléctrica e na respectiva pegada de CO2 se, por exemplo, estivessem desligados entre as 2 e as 6 da manhã? Já alguém fez estas contas?

Numa época em que se apela aos consumidores domésticos para, e muito bem, reduzirem os consumos eléctricos, em que se criam iniciativas como A Hora do Planeta , porque é que os painéis publicitários continuam sempre iluminados durante toda a noite?

Porque não reduzir a quantidade e os locais onde colocar os painéis publicitários?

Deixe uma resposta