Hora do Planeta

Parece que é chegada aquela altura do ano que se chama A Hora do PlanetaNão consigo perceber o alcance da expressão, se bem que do ponto de vista de uma campanha de marketing, isso sim, soa muito bem.

Sou a favor de todas as medidas para diminuir a poluição de todo o tipo, sonora, visual, atmosférica, e também sou a favor de todas as medidas que de uma forma real e sustentada diminuam a utilização dos recursos energéticos do Planeta. Mas quer-me parecer que esta campanha A Hora do Planeta, não tenha como objectivo real a diminuição da utilização dos recursos do Planeta. Parece-me mais uma campanha de Marketing Ecológico.

Pois vejamos, propõem-se que durante algumas horas as iluminações estejam desligadas em varias cidades, e mesmo na casa das pessoas. Então e o resto do ano? Já se pode abusar e continuar a estoirar com os recursos energéticos?

Existem varias medidas que podem ser tomadas durante o ano inteiro, muito provavelmente têm um efeito muito melhor do que apagar as luzes por algumas horas.

Por exemplo uma medida muito simples: desligar sempre todos os painéis publicitários e luminosos entre a 1 da manhã e as 7 da manhã. As iluminações decorativas das pontes também podem estar desligadas durante este período. Deve ficar fora disto toda a iluminação de emergia ou de segurança.

Nada disto precisa de campanhas ou fundações ou instituições a promoverem ou patrocinarem estas acções. Basta existir vontade por parte das empresas ou instituições que já tutelam os equipamentos referidos.

Mas pronto. Campanhas deste tipo são sempre mais bonitas e ficam bem no Facebook de todos……

Deixe uma resposta