Domain Name System

Mais vulgarmente referenciado como DNS, é um serviço prestado por um grande numero de servidores espalhados pelo planeta sem o qual a Internet não funcionaria. Basicamente o que fazem é traduzir os endereços que colocamos no browser, os www. qualquer coisa , em endereços numéricos, endereços IP, onde estão alojadas essas paginas e qual o caminho a seguir até elas. Isto chama-se Resolução de nomes.

Geralmente utiliza-se os DNS fornecidos pelo serviço de Internet que subscrevemos que podem estar sujeitos a alguma censura ou limitação, e também podem não ser os mais rápidos. Mas felizmente existem alternativas. Por exemplo os famosos DNS da Google, OpenDNS, Comodo DNS, e mais uns tantos.

Qualquer um deles afirma que tem as suas vantagens sobre os outros. Mas o que eles também fazem e não dizem é que registam os nossos pedidos de resolução de nome, e que quando não encontram o endereço IP da pagina pedida, apresentam uma pagina com publicidade. Afinal são empresas que têm um objectivo comercial.

Mas existe uma 3ª alternativa: OpenNic

É um projecto que se afirma pelo facto de não estarem sujeitos a censura, porque são independentes de qualquer país, e porque não registam os pedidos de resolução de nome e também por não apresentarem publicidade quando não encontram o endereço IP da pagina pedida. Também conseguem fazer a resolução de nomes para endereços que acabam em novos domínios de topo.

É uma questão de experimentar….

Deixe uma resposta